Vacinação Antirrábica 2 - Vacinação Antirrábica em BH acontece neste sábadoAgenda - BH 

Vacinação Antirrábica em BH acontece neste sábado

Quem tem cães e gatos como animais de estimação sabe que a atenção à saúde do bichinho deve ser redobrada e sempre estar em alerta. Todo cuidado é pouco! Neste sábado (23), haverá a Campanha de Vacinação Antirrábica em BH. Serão cerca de 300 postos, distribuídos por todas as nove regionais da cidade, para atender os animais.

vacinacao caes e gatos site 660x360 - Vacinação Antirrábica em BH acontece neste sábado
Vacinação Antirrábica em BH acontece neste sábado. Haverá postos espalhados por todas as nove regionais da capital mineira. (Divulgação PBH)

Vacinação antirrábica em BH

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste. O objetivo é vacinar cães e gatos que possuam no mínimo 3 meses de idade. A capital mineira conta com aproximadamente 345 mil animais domiciliados. Na campanha realizada no ano passado, 226 mil foram vacinados. A meta este ano, segundo a prefeitura municipal de BH, é proteger pelo menos 232 mil contra a raiva.

A vacinação antirrábica é gratuita e de extrema importância. Ela visa manter o controle da doença no município. Em Belo Horizonte não há casos registrados da doença em humanos há 33 anos. Há 28, a capital mineira não registra casos de raiva canina.

Raiva animal

Atualmente a raiva é uma doença considerada pouco comum, apesar de trazer uma grande preocupação aos donos de pets. Tudo isso porque ela não tem cura, sendo fatal em 100% dos casos registrados. A doença pode afetar também os seres humanos, e a vacina antirrábica é a única forma de prevenção. É ela que mantêm o controle da doença em todo território nacional e ajuda a garantir a saúde dos animais de estimação. Cães e gatos a partir dos 3 meses de idade devem ser vacinados.

A raiva é transmitida por arranhões, mordidas, unhadas e até mesmo lambidas de animais doentes. Essa doença é causada por um vírus que atinge mamíferos, como cães, gatos, cavalos, porcos, morcegos, bois e o ser humano.

Vai levar seu animal de estimação? Fique ligado!

Para tudo se encaminhar bem e com segurança para os animais e colaboradores na vacinação, é orientado aos donos que levem seus cães contidos na corrente ou guia. Já para os gatinhos, é pedido que levem eles em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou sacos de linhagem. Após a vacina, os animais não devem fazer esforços físicos. Animais que estejam prenhas também devem ser vacinadas.

Serviço

O quê: Campanha de Vacinação Antirrábica em BH.

Quando: Sábado, 23 de setembro – 8hs às 17hs.

Quanto: Gratuita

Onde: Os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis aqui

 

 

Posts relacionados