treino1 e1484661245445 - Treinos simples e rápidos para o verãoEsporte Saúde 

Treinos simples e rápidos para o verão

Na estação mais quente do ano, na praia ou na cidade, aproveite as brechinhas de tempo para apostar em treinos rápidos e eficazes para manter o corpo em dia. 

“Muita gente deixa de lado os exercícios quando vai viajar ou dá uma desacelerada ao voltar do recesso. Janeiro normalmente é um mês menos acelerado mesmo, mas não pode desanimar nos exercícios. É legal manter o ritmo da academia o ano todo, assim não se corre o risco de abandonar os treinos no meio do caminho”, diz Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit.

A especialista lembra que, com o calor, é preciso ingerir líquidos constantemente e, nos dias mais quentes, o melhor horário para praticar exercícios ao ar livre é pela manhã, até as 9 horas e depois da 17h.

Para quem está mais focado em emagrecer, os treinos HIT (High Intensity Training, ou treinamento de alta intensidade) e HIIT (High Intensity Interval Training, ou treinamento intervalado de alta intensidade), uma combinação de atividades cardiovasculares e neuromusculares são boas opções. Luiz Carlos Carnevali Junior, consultor técnico da Smart Fit, explica que nesse tipo de exercício, a pessoa gasta mais calorias à base da própria gordura, não apenas no período do treino, mas ao longo de todo o dia.

Para ajudar na malhação dentro e fora das academias, a professora Natalia preparou uma lista de exercícios em formato circuito, que podem ser praticados em qualquer lugar. A recomendação da professora é de 3 séries, com 15 a 20 repetições, intercaladas com uma pausa ativa.

Agachamento com o peso do corpo – ótimo para as pernas. Deixe os pés em linha com o quadril e, com os braços esticados para frente, faça um movimento como se fosse sentar, até o joelho formar um ângulo de 90 graus.

Polichinelos – Ajuda a queimar calorias e a aumentar a resistência. Com os pés alinhados lado a lado, abra e feche 20 vezes.

Flexão de braço no solo – trabalha peitoral e tríceps. Com a palma da mão apoiada no chão, na linha dos ombros, estique os braços. Ao retornar, pare quando o cotovelo estiver em um ângulo próximo de 90 graus e estique novamente.

Tiros – Dispare na corrida ao máximo que puder, rapidamente, por cinco vezes seguidas em uma distância de pelo menos 15 passos.

Abdominal remador – Deitado, com as pernas estendidas e os braços esticados para cima, na linha do ombro, faça um movimento de subida levantando os braços e flexionando as pernas.

Skipping – Eleve o joelho para frente até formar um ângulo de 90 graus, na linha da cintura e sem inclinar o tronco para frente e para trás. Ao mesmo tempo, elevamos o braço contrário, com o cotovelo para baixo, em um movimento de corrida.

Escalada – trabalha o corpo todo e aumenta a força de abdômen. Apoiado no chão com a palma da mão virada para baixo, leve o quadril para cima, como se estivesse se preparando para iniciar uma corrida. Os pés devem estar alinhados aos cotovelos. Sobre o joelho alternadamente, o máximo que conseguir, como se estivesse subindo uma montanha.

Posts relacionados