Capa Caminhada ecológica - Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMGCultura 

Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG

Com a chegada das férias escolares muitos pais enfrentam dificuldades de conseguirem encontrar programas interessantes e divertidos para entreter as crianças. Elas tendem a passar muito tempo em frente aos computadores, assistindo TV ou jogando em smartphones e tablets. A nossa dica de hoje é um passeio ao ar livre pelo Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG.

Aproveite esse momento de descanso dos pequenos para estar mais próximo deles. Mas como fazer isso? É simples! Ensine a eles como se divertirem com brincadeiras em espaços abertos e locais públicos que estimulam o contágio social, o desenvolvimento emocional e cognitivo.

A edição 2018 do Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG que a universidade está promovendo teve início esta semana. Educação ambiental, lazer contemplativo e prática esportiva formam o tripé da visita ao local.

Estação Ecologica UFMG 649x365 - Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG
Crianças, jovens e adultos podem participar do Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG. (Divulgação: Facebook Estação Ecológica UFMG)

Programação do Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG

Os participantes terão duas opções de programação. São elas: a caminhada pela Mata das Borboletas e o percurso para crianças batizado de Eco Kids.

As caminhadas ocorrem nas trilhas da Estação Ecológica da UFMG sob a orientação de monitores universitários. As atividades serão realizadas até 2 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

O percurso pela Mata das Borboletas consiste em caminhada exploratória de cerca de três quilômetros. No período da manhã, a caminhada terá início às 9h e às 10h; à tarde, ela começa às 14h e às 15h. São 60 vagas por dia, 30 em cada período. Podem participar pessoas de qualquer idade, e menores de 14 anos devem estar acompanhados por adultos.

Eco Kids 629x365 - Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG
Confira o quadro de atividades da Eeco Kids deste ano. (Divulgação: Facebook Estação Ecológica UFMG)

A Eco Kids – para crianças de 6 a 12 anos – contará com caminhadas interpretativas, ponte de cordas e cama de gato. Além de brincadeiras, oficinas e sessões de cinema na olaria. O percurso será realizado em dois horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h. São 30 vagas por dia, sendo 15 pela manhã e 15 à tarde.

Orientações

Os participantes devem usar roupas leves, de preferência claras, boné, óculos escuros e protetor solar. Como o percurso da caminhada é longo, o aconselhável é usar tênis ou calçados fechados que sejam confortáveis e apropriados. Recomendamos que pessoas alérgicas a picadas de insetos usem repelente.

É necessário que os participantes levem lanche – a Estação Ecológica da UFMG não fornece alimentação e não possui lanchonete – e cantil ou recipiente para água.

O acesso à ponte de corda é permitido apenas às pessoas que estejam usando equipamentos de proteção individual (EPIs) e acompanhadas de monitores da Estação Ecológica da UFMG. Não haverá ponte de cordas em caso de chuva no dia da atividade ou no dia anterior.

Criança 548x365 - Projeto Caminhadas de Verão na Estação Ecológica da UFMG
Durante a caminhada as crianças têm a oportunidade de aprender sobre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, conservação ambiental e ocupação urbana. (Reprodução: internet)

As inscrições devem ser realizadas pelos telefones (31) 3409-2296 e (31) 3409-2295. Além dos dois números de contato, para mais informações os interessados podem acessar o site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou pelo e-mail eeco@reitoria.ufmg.br.

 

Posts relacionados