Sem Título 2 - #OcupeOParque | Circuito de Parques une cultura e natureza em BHAgenda - BH 

#OcupeOParque | Circuito de Parques une cultura e natureza em BH

“Música, Bike & Meio Ambiente”. Essa é a proposta do Circuito de Parques, um festival que vai acontecer em Belo Horizonte neste domingo (10). O evento, também conhecido como #OcupeOParque, chega à sua terceira edição incentivamento o encontro da cultura com a natureza.

 

Neste domingo, uma programação artística inédita e especial foi preparada para os participantes, contando com duas atrações internacionais: a orsquetra folk chilena “Ensamble Transatlántico” e a mexicana Zaira Franco. Além disso, o evento conta com a Companhia Primitiva de Arte Negra.

 O Parque Marcos Mazzoni, localizado no bairro Cidade Nova em Belo Horizonte, receberá o evento a partir das 9h e a entrada é gratuita. No local poderá se encontrar uma praça de alimentação com diversos FoodTrucks e FoodBikes de 9h às 18hrs.

Além deste fim de semana, o movimento já tem a segunda data confirmada:  o dia 08 de outubro.

Atrações:

Zaira Franco: Cantora mexicana que se apresentará com músicas de seu disco “Tumbalá”, onde ela mescla elementos do seu país. O estilo é uma mistura de música e literatura com canções autorais.

Ensable Transatlantico: Composta por vinte e um integrante e criada no ano de 2012 por Ernesto Calderón e Gianela Machuca, a orquestra se dedica a apresentar composições originais. As músicas são baseadas em ritmos como Cueca, Mapuche e Rapa Nui.

Companhia Primitiva Arte Negra: Fundada em 1989 pelo Mestre João Agoleiro, diretor e coreógrafo, a companhia apresenta espetáculos que mostram ao públicos as tradições afrodescendentes do Brasil, misturando com a história de seus antecedentes. Os ritmos  seguidos são: Congo, Ijexá, Barravento e Guaguango.

#OcupeOParque

 O Circuito de Parques será realizado em três etapas. Neste domingo no Parque Marcos Mazzoni (bairro Cidade Nova), no dia 08 de outubro no Parque Aggeo Pio Sobrinho (bairro Buritis) e 21 de Janeiro no Parque da Gruta Peter Lund, em Cordisburgo.

Seu foco é incentivar e promover uma ocupação dos parques públicos, com o intuito de desenvolver mais o potencial artístico de Minas Gerais. Por acontecer em locais onde se tem contato com a natureza, o movimento também promove a preservação do ambiente e a mobilidade urbana por meio de bicicletas.  Todos os locais contam com bicicletário.

“Belo Horizonte tem 74 parques, mas são poucas as pessoas que sabem onde e quando visitá-los. Alguns parques contam com nascentes, lagos, área de preservação e também ótimos espaços de convivência para picnics, brincadeiras e atividades esportivas. É muito importante levar a população para conhecer, ocupar e preservar estes espaços públicos”, conta Eugênio de Castro, idealizador do projeto.

O evento é realizado pela QUAE – Agência de Música. Possui patrocínio da operadora Claro e recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 Programação: 

8:30 às 10h – Abertura com palhaços e pernas de pau – Entrada do parque

9h às 13h – Oficinas de musicalização infantil – Tenda 1 (Coqueiros)

9h às 15h – “Trupe de instantes” palhaços, mágicos e malabares – Diversas áreas

9:30 às 15h – Alongamento e oficina de danças urbanas – Área superior 2

9h30 às 12:30 – Projeto Bem Estar – práticas Mindfulness e o mindful eating – Área dos Coqueiros

9:30 às 10h – Alessandra Visentin conta o Fantástico Arroz de Filomena – Arena

10h às 11h – Bate-papo com Sophia Comelli, de 12 anos, autora do livro O Fantástico Arroz de Filomena – Arena

10h às 15h – Oficina Pequenos Menestreis – Biblioteca

10h às 14h – Brincadeiras de Antigamente – Campo de Futebol

10:30 às 11h – Palestra Paty Lisboa – Área Superior 2

11h às 12h – Espetáculo “Palhaço Bambulino, Enverga mas não Quebra” – Arena

12h às 14h – Grupo de Chorinho “Os Bemóis” – Pça de Alimentação

13:30 às 16h – Brincadeiras de Arco e Flecha – Área superior 3

14h às 15h – Espetáculo de Dança – Cia. Primitiva de Arte Negra – Arena

15h às 16h: Show Ensamble Transatlántico de Folk (Chile) – Arena

16:15 às 18h – Show Zaira Franco (México) – Arena

 

SERVIÇO – CIRCUITO DE PARQUES

Local: Parque Marcos Mazzoni (Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade nova)

Data: domingo, 10 de setembro

Horário: De 9h às 18hs

Entrada Gratuita

 

Posts relacionados