Saúde 

Inverno também é sinônimo de hidratação

Muitas pessoas fazem dieta, reeducação alimentar, treinam, mas se esquecem de uma coisa muito importante para quem deseja ter uma vida saudável: hidratação. A situação piora ainda mais durante o inverno. Devido as baixas temperaturas, as pessoas acabam se esquecendo de beber água e o consumo diminui consideravelmente.

A vontade de matar a sede está mais ligada ao calor que é feito no verão e às atividades físicas. Como nesse período do ano a tendência é que se diminua a intensidade na prática exercícios por causa do frio, o volume de ingerido de água também acaba diminuindo. É neste momento que surgem alguns problemas.

Importância da hidratação

A ingestão de água é fundamental para cuidar da nossa saúde. É impossível viver sem esse líquido. Ele representa de 40% a 80% do peso total do ser humano, e funções vitais dos órgãos dependem dele para realizar-se plenamente. Sendo responsável por manter o funcionamento de funções básicas do organismo, a água ainda ajuda a manter a beleza da pele, dos cabelos, das unhas, evita a celulite e auxilia no processo de emagrecimento.

A nutricionista esportiva Daniela Moraes ressalta os cuidados que devemos ter como a manutenção do nosso corpo ao longo do ano: “É fundamental adequarmos os nossos cuidados com a saúde as condições climáticas e as estações do ano.  Devemos estar atentos aos sinais que o nosso corpo apresenta”, orienta. Temos como exemplo disso a sede. A vontade de beber água é um sinal de alerta para a necessidade do corpo em hidratar-se. Isso acontece devido ao baixo índice de líquidos no organismo e é um sintoma de desidratação.

Daniela Moraes é nutricionista, pós-graduada em nutrição esportiva e pós-graduanda em Nutriendocrinologia.

Beber água deve ser um hábito diário

O corpo humano não possui armazenamento ou reservas de água. Por isso, a reposição de água deve acontecer diariamente e na quantidade certa. Ao longo do dia, perdemos aproximadamente dois litros de água que são eliminados pelo nosso corpo por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. Por este motivo, a nutricionista enfatiza a importância da ingestão de água. “Ingerir água é muito importante para a nossa saúde. É a nossa principal fonte de hidratação e por isso precisamos ter o hábito de nos hidratarmos muito bem diariamente. A quantidade de consumo de água é muito pessoal e pode variar de acordo com cada individuo, mas em geral, o indicado é que seja consumido em média de dois litros de água todos os dias”, destaca Daniela.

Além da desidratação, a falta de água no organismo também pode gerar fadiga, dor de cabeça, tontura e agravamento quadros de doenças preexistentes. Nenhum outro líquido pode substituir a água. Tem em vista que, as suas funções são muito bem definidas em nosso organismo, mas é possível contar com a ajuda de aliados no processo de hidratação corporal. Por exemplo, a ingestão de chás e sucos naturais. As bebidas auxiliam bastante e ainda trazem os benefícios da fruta. Outra alternativa é hidratar-se por meio da ingestão direta de frutas ricas em níveis de água como melancia, morango, melão, abacaxi, pêra e laranja. A água de coco também é considerada uma arma poderosa na hidratação porque é rica em eletrólitos, sendo um isotônico natural, composto por minerais importantes como  potássio, magnésio, entre outros.

Rica em eletrólitos, a água de coco é uma arma poderosa para a hidratação. (Reprodução)

Alternativas

Se mesmo diante de todas essas possibilidades você ainda não estiver encontrado uma maneira de se hidratar que consiga atender as suas necessidades, temos mais uma dica. Segundo a nutricionista,  as águas saborizadas também surgem como opção para quem tem dificuldades de se hidratar. “A água saborizada é refrescante e pode ser consumida durante todo o dia. É excelente para quem não gosta de beber água. Não há restrições e pode ser feita de diferentes formas, com diversas frutas e folhas”, orienta Moraes . Basta adicionar os alimentos em pedaços ou fatias na água e consumir.

Benefícios

Se as informações acima ainda não te convenceram da importância de beber água e dos inúmeros benefícios que o consumo dela gera para o nosso corpo, conheça alguns outros pontos positivos de se hidratar corretamente:

  • Regulação da temperatura corporal;
  • Desintoxicação do corpo;
  • Auxílio no processo de emagrecimento;
  • Absorção e transporte de nutrientes;
  • Auxílio no funcionamento dos rins e do intestino;
  • Hidratação da pele.

 

Independentemente da estação do ano, tenha sempre uma garrafa de água por perto e hidrate-se com frequência. Seu corpo e sua saúde agradecem! Veja mais posts sobre saúde no nosso site.

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One Thought to “Inverno também é sinônimo de hidratação”

  1. Wesley

    Bela reportagem, Parabéns!!

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