FLIPBH - Festival Literário Internacional de BH destaca "Vozes de Todos os Cantos"Cultura 

Festival Literário Internacional de BH destaca “Vozes de Todos os Cantos”

Entre os dias 14 e 17 de setembro, no Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte, as vozes do texto literário somam-se às das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor para falar sobre transformação e resistência. É a segunda edição do Festival Literário Internacional de BH, também conhecido como FLI-BH.

 

Biblioteca 548x365 - Festival Literário Internacional de BH destaca "Vozes de Todos os Cantos"
O festival é plural e atrai o público de todas as idades, culturas e classes sociais.                                                                      (Foto: divulgação)

Valorizando a leitura como fonte de prazer, informação, poder e conhecimento, o evento visa dar voz e rosto a diferentes escritores e literaturas. A programação diversificada, com mais de 200 atrações, é totalmente gratuita.

Leitura

Seja por prazer, para estudo ou informação, a prática da leitura é um ato de grande importância para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Ler aprimora o vocabulário e a escrita, favorece o aprendizado de conteúdos específicos e dinamiza o raciocínio e a interpretação.

Os olhos que percorreram as páginas de um livro nunca mais enxergarão o mundo da mesma forma. Os pensamentos de quem se dispõem a torna-se um leitor se tornarão gigantes diante de tantas possibilidades que a “viagem” chamada leitura nos permite fazer. Por meio dela, conhecemos lugares que nunca imaginamos existir e nos conectamos com as mais diversas culturas. Fantasiamos outras realidades e vemos que somos capazes. E é pensando nisso que surgiu o Festival Literário Internacional de BH, como uma ferramenta importantíssima de emponderamento social, sexual e racial.

Festival Literário Internacional de BH

“Vozes de todos os cantos”, o tema desta edição, tematiza a proposta atual festival que é dar visibilidade e fazer ouvir-se as vozes que ecoam de todas as formas e de distintos lugares da cidade, estado e país. A literatura ocupa aqui um lugar especial por ser capaz de acolher toda a diversidade, emprestar voz aos que não podem falar, falar de igual para igual com aqueles que querem silenciar o outro.

FLIPBH 2 548x365 - Festival Literário Internacional de BH destaca "Vozes de Todos os Cantos"
A contação de historias é uma das atividades que mais atrai o público do Festival Literário Internacional de BH.
                                                                  (Foto: divulgação)

 

Durante os quatro dias de Festival Literário Internacional de BH haverá saraus, oficinas, shows, lançamentos de livros, mesas de debates, narrações de histórias, feira de escritores, exposições, intervenções urbanas e várias outras atrações. O objetivo é permitir que diferentes públicos estejam juntos, interagindo, compartilhando ideias, trocando experiências e conhecimentos.

Primavera Literária

Em paralelo ao Festival Literário Internacional de BH, acontece a terceira edição da Primavera Literária. Apostando na bibliodiversidade, uma das maiores e mais bem sucedidas iniciativas em favor do livro e da leitura do país, o projeto , é realizado anualmente, desde 2000, pela LIBRE – Liga Brasileira de Editoras, maior associação de editores independentes do mundo, com 132 afiliados, e acontece em formato de circuito, contemplando Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

O projeto reúne 39 editoras independentes na edição 2017 do evento. Entre os objetivos da feira estão o acesso do leitor a publicações diversificadas e o fortalecimento das empresas editoriais de pequeno e médio portes. O evento é uma ação de fomento à diversidade e parte do princípio que o livro, como bem cultural, faz parte de uma economia específica e não deve ser submetido exclusivamente às leis do mercado.

Crianças 548x365 - Festival Literário Internacional de BH destaca "Vozes de Todos os Cantos"
“Nada evolui engaiolado. Abra um livro e sua cabeça. Liberte suas ideias. Deixe o mundo entrar”. Gustavo Lacombe  (Foto: divulgação)

Com descontos de até 50% sobre o preço de capa e títulos menos presentes nas grandes livrarias, os leitores terão acesso a publicações de editoras com abordagens múltiplas, muitas delas com títulos que são referência, em todo o país, em áreas como educação, cultura popular, cultura afro-brasileira, história do Brasil, sociologia, livros para crianças e jovens, crítica literária, dentre outros temas.

Toda a programação é gratuita e encontra-se disponível no site flibh.com.br. Para participar das oficinas, é preciso fazer inscrição prévia.

SERVIÇO

O quê: Festival Literário Internacional de BH (FLIBH) e Primavera Literária

Quando: 14 a 17 de setembro

Onde: Centro de Referência da Juventude – CRJ (Praça da Estação, s/n, Centro, BH)

Quanto: Gratuito

Posts relacionados