maxresdefault 1 - Festival Igarapé Bem Temperado chega à sua 13ª ediçãoGastronomia 

Festival Igarapé Bem Temperado chega à sua 13ª edição

Representando a cultura e as tradições da gastronomia mineira, começa nesta semana a 13ª edição do Festival Igarapé Bem Temperado. O evento, que acontece no Quintal Espaço Batista entre os dias 21 e 24 deste mês, ganha uma versão mais ampla, com degustações, apresentações, workshops e uma vasta programação. Os ingressos para a entrada, que é gratuita, devem ser retirados pelo Sympla.

maxresdefault 1 649x365 - Festival Igarapé Bem Temperado chega à sua 13ª edição
Igarapé Bem Temperado acontece nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro.

Programação

Serão quatro dias intensos com seminários e 24 estandes de degustação, abertos ao público, com pratos e quitutes preparados pelas mestras e produtos locais. Doces, compotas e a famosa cachaça são alguns exemplos. Além disso, o evento conta com uma oficina de culinária infantil, grande oportunidade para fomentar a importância da cultura da cozinha mineira para as crianças.

Na edição deste ano, o evento contará com um seminário sobre plantas alimentícias não convencionais, que são espécies que não comemos por falta de costume ou de conhecimento, mas que podem ser consumidas normalmente, como as folhas da batata-doce e banana.
Grandes nomes da gastronomia nacional e mineira estarão presentes. Entre os chefs convidados temos o holandês Willem Bovekerk, o português Alexandre Miguel, e os brasileiros Eduardo Maya, Cidinha Lamounier, Viviane Fantini, Flávio Trombino e Jackson Cabral, que vão receber as mestras da cidade (senhoras cozinheiras com mais de 60 anos) para um bate-papo enquanto apresentam as receitas da cultura culinária de Igarapé no palco.

Igarapé Bem Temperado

O Festival Igarapé Bem Temperado surgiu em 2005, após a conclusão de um pesquisa realizada pelo pesquisador e fotógrafo Carlos Oliveira Stan e a historiadora Cássia Resende Coelho. Nomeada “Retratos e Histórias”, o levantamento concluiu uma forte ligação da história da cidade com as tradições alimentares e o modo de preparo na cozinha da população. No ano seguinte foi realizada a primeira edição, que recebeu pouco mais de 350 pessoas. Ao longo de 13 edições, 20 mil visitantes prestigiaram o festival, que se tornou patrimônio cultural da cidade. Para Stan, o Igarapé Bem Temperado é um apoio à valorização da cultura culinária igarapeense, fomentando o turismo. “O projeto é considerado um importante movimento de salvaguarda da culinária popular mineira, indicando perspectivas para a atual cozinha de Minas”, afirma.

A 13ª edição do Festival Igarapé Bem Temperado deste ano, será realizada por meio de recursos do Edital de Fortalecimento a Festivais Gastronômicos da Codemig e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, através do patrocínio da Fornac.

Serviço

O que: Festival Igarapé Bem Temperado

Quando: 21 a 24 de setembro de 2017

Onde: Quintal Espaço Batista (Av. Professor Clóvis Salgado, 2200, Igarapé/ MG)

Quanto: Entrada Gratuita. Retire seu ingresso aqui.

Posts relacionados