gastronomia TiradentesGastronomia 

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes completa 20 anos

Considerado a maior referência da cultura gastronômica do país, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes envolveu, ao longo de 20 anos, mais de três mil profissionais da gastronomia, quase duas mil atrações e mais de meio milhão de visitas ao evento.

Entre os dias 18 e 27 de agosto, a cidade de Tiradentes, região mineira do Campos das Vertentes, ganha novos ares com a realização da 20ª edição do evento. A charmosa Praça da Rodoviária será palco de shows, cozinha ao vivo e estandes dos melhores restaurantes mineiros. O Largo das Forras, mais conhecido por Praça do Conhecimento, será dedicado as aulas teóricas e interativas com grandes nomes. Além disso, fazem parte da programação: encontros especiais, pratos exclusivos e atividades culturais.

Uma das novidades é o espaço na Praça das Vertentes. Estão programados apresentações com chefs locais e música que vai possibilitar ao público vivenciar a experiência do festival.

O tema

Nos dez dias do festival, a cidade passa por uma grande transformação que nesta edição homenageia Minas Gerais. Os produtos tradicionais, as riquezas culturais do estado, além da “hospitalidade”  fazem da gastronomia mineira uma das mais importantes do mundo.

O queijo, o café, a cachaça elevam o nosso estado a uma importância única, sendo reconhecidos dentro e fora do Brasil. O setor gastronômico é responsável, ainda, por girar a economia: Minas é o maior produtor e exportador de café do Brasil e do mundo, e o segundo com mais produtos com certificado de origem e procedência do país (400 mil agricultores familiares cadastrados). São 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas de Minas, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

Programação

Dentre as presenças já confirmadas no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, estão empreendedores gastronômicos importantes no estado e no país, além de mineiros que estão levando o nosso sabor para outros lugares. Alguns nomes são: Ilmar de Jesus (Casa Cheia), Flávio Trombino (Xapuri), Caetano Sobrinho (A Favorita), Rodrigo Zarife (Ro.Za Bistro), Márcio Santoro (Albanos), Iara Rodrigues (Quitandarte), Luiz Paulo Mairink (Bitaca da Leste), Rafael Pires (Pacco e Bacco), Laura Cota (De Lá), Carlos Bertollazi (Zena Café), Eduardo Girão, Ricardo Rodrigues (Maria das Tranças), Ana Beloto (La Rambla), Manuelle Ferraz (Quem Quer Pão), Gabriel Valadão (Queijaria Bem Mineiro), Marcos Proença (La Rambla), Maura Marques, Américo Piacenza (Cantina Piacenza), Tanea Romão (Quitanda Brasil), Felipe Oliveira (Tragaluz), Alexandre Dias (Templário), Mario Portella (Chacrutaria), Jaime Solaris, Isabela Peregrino (Epamig), entre outros.

Mas nem só de alta gastronomia será o Festival. A programação cultural inclui grandes nomes do estado, com projeção internacional, passando pela música instrumental da mais alta qualidade, e novos talentos – os destaques da escola de música da Universidade Federal de São João Del Rei. Nomes como Fernanda Takai, Alda Rezende, Wilson Sideral, Thiago Delegado, Aline Calixto, Marcos Ruffato, Fernando Sodré Trio, Rentao Savassi, Weber Lopes com Paulo Santos (Uakti), música instrumental e artistas do Campo das Vertentes estão entre os confirmados.

A programação completa você confere no site oficial.

 

gastronomia tiradentes3 551x365 - Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes completa 20 anos
A Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, é a mais antiga da cidade.

Posts relacionados