Agenda - BH Cultura Gastronomia 

Festival da Gentileza movimenta o fim de semana no bairro Santa Efigênia

Você já pensou em dar uma pausa na correria diária e apenas relaxar? Então vamos te dar uma dica para este fim de semana. De sexta-feira até domingo (21, 22 e 23 de junho), Belo Horizonte recebe a segunda edição do Festival da Gentileza. O evento será realizado em plena Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul da cidade.

“Portal da Gentileza” fixou exposto na Praça da Liberdade em 2016. Foto: Leonardo Melo

O evento é realizado pelo projeto verbogentileza com a intenção de estimular a empatia entre as pessoas e a cidade. No ano passado, durante a primeira edição, a obra Before I Die, um painel interativo da artista Candy Chang, foi exposta na Alameda da Travessia, na Praça da Liberdade, com uma proposta de estimular quem passasse pelo local a listar coisas que queriam fazer antes de morrer. Em apenas um dia, o mural foi totalmente preenchido. A poucos metros de distância, uma espécie de portal feito de imensas fitas coloridas, como as do Senhor do Bonfim, em Salvador, continha mensagem gentis e inspiradoras para ajudar o público a entrar no clima do evento.

Patrícia Tavares, idealizadora do Festival da Gentileza, explica o conceito da ideia. “Ao sensibilizarmos as pessoas para participarem da ação do mural, percebemos que elas estão afoitas pela fala, precisando colocar para fora suas emoções, mas nem sempre o diálogo tem sido fácil. Somos diariamente engolidos pela pressão do tempo e isso tem gerado cada vez mais conflitos e menos gentileza com o próximo”, afirma.

Programação

A programação do Festival, se divide entre três dias repletos de eventos leves e solares. A intenção é promover a conversa e a troca de experiências entre o público, sempre de forma tranquila e sem pressa alguma. Neste ano, o Portal da Gentileza estará presente de novo, mas instalado na própria Praça Floriano Peixoto.

Aulas de ioga, piquenique, feiras, contação de histórias e exibição de filmes são algumas das atividades programadas. A música, claro, também vai fazer parte do evento, assim como a dança e as artes visuais.

Abertura

O lançamento oficial do Festival da Gentileza será nesta quinta-feira, às 19h, na Benfeitoria (Rua Sapucaí, 153, bairro Floresta). O evento, com estrada gratuita, vai contar com a distribuição de sorvetes de uma famosa rede e a apresentação das Bicimanas Sounds, um grupo de amigas que promete agitar a pista com discotecagens baseadas na seleção de poderosos vocais.

 

Confira a programação completa do Festival da Gentileza no evento do Facebook. Aproveite e confirme a sua presença!

Posts relacionados