Saúde 

Seu corpo está preparado para a folia? Confira as dicas de exercícios para o Carnaval

Passadas as festas de fim de ano, é hora de se concentrar no Carnaval. Aproveitar a maratona de bloquinhos de rua, os desfiles das escolas de samba e os dias de folia – na areia ou no asfalto – requer resistência e muita animação. Noites de sono bem dormidas, alimentação balanceada e hidratação são fundamentais para encarar a festa mais aguardada do ano no Brasil, assim como um bom preparo físico.

De acordo com Natalia Bruzzone, professora da Smart Fit, combinar exercícios de musculação, especialmente dos membros inferiores, e de condicionamento físico é uma boa pedida. “Trabalhar o fortalecimento das pernas, quadril e coxa é importante para o corpo aguentar tantas horas em pé, em todos os dias de folia. Costas e abdômen também dão sustentação e, por isso, não devem ficar de fora das séries ”, explica Natalia.  Já os exercícios aeróbicos, como transport, bike e esteira ajudam no condicionamento, completa a professora.

Confira os exercícios que ajudam para preparar melhor o corpo antes do Carnaval:

  • Gêmeos Sentado – fortalece a panturrilha. Sentado no aparelho, faça um movimento como se estivesse ficando na ponta dos pés e volte a posição inicial.
  • Cadeira Extensora – fortalece o músculo do quadríceps. Sentado na máquina, encoste as costas na cadeira e posicione a parte inferior da perna na alavanca acolchoada. Mova a alavanca para frente e para cima.
  • Cadeira abdutora – trabalha a parte interna da coxa. Sentada, faça um movimento de abrir e fechar as pernas, com o peso na parte de dentro da coxa.
  • Remada baixa curvada triângulo – trabalha a região das costas. Sentado, com as pernas esticadas e uma leve flexão no joelho, puxe o triângulo na direção do tórax até o cotovelo passar um pouco da linha das costas.
  • Abdominal oblíquo solo – Deitada de lado em um colchonete, coloque a mão atrás da nuca, com o cotovelo apontando para cima. Eleve o torso em direção à perna e volte para a posição inicial.
  • Bike – ideal para ganhar resistência. Alterne 3 minutos de velocidade leve, de acordo com a sua percepção de esforço com 2 minutos aumentando a intensidade, deixando bem pesado, por 30 minutos.

Posts relacionados