Empreendedorismo 

Minas recebe uma das maiores feiras de negócios em tecnologia e inovação – Campus Party MG

De 09 a 13 de novembro, Belo Horizonte recebe a FINIT, Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que será realizada no Expominas. Visando ser um grande hub de negócios, a FINIT reunirá diversos eventos em um só local, com foco em promover o intercâmbio e fomentar o que há de mais avançado em tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ao todo serão 500 horas de conteúdo com mais de 200 instituições envolvidas.

Entre a programação, está a primeira edição da Campus Party (CP) em Minas Gerais. O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. A CP contará com a estrutura completa do evento, com camping, caravanas, maratonas, desafios tecnológicos, palestras, workshops, atividades e hackatons.  A última edição brasileira ocorreu em São Paulo, em fevereiro, e contou com cerca de 120 mil visitantes vindos de todos os estados do Brasil e de mais de 20 países. A venda de ingressos para esta edição já começou e os valores são entre R$ 195,00 (com barraca) e R$120,00 (sem barraca). Interessados podem adquirir as entradas, acesse aqui!

A Finit também insere Belo Horizonte como a capital da inovação com o movimento 100 Open Startups e o Encontro ITEC. O objetivo desses movimentos é conectar grandes empresas, startups e novas soluções em torno de atividades ligadas à disseminação e à prática da inovação aberta no Brasil.

Durante a feira, haverá desafios temáticos propostos pela rede de grandes empresas do país e encontros com foco na geração de negócios. Para isso, as empresas e startups se conectam por meio da plataforma online disponibilizada anteriormente, na qual iniciam seus contatos que resultarão em encontros presenciais na FINIT. Movimentos de inovação como o 100 Open são mobilizações em que atores de ecossistemas de inovação, em especial, grandes empresas, comunidades científicas e de startups, convergem em busca de soluções para grandes desafios da sociedade e do mercado.

Ainda dentro do ciclo de eventos que compõem a FINIT, a feira conta com o San Pedro Valley Summit, que tem o objetivo de celebrar uma das mais importantes comunidades de startups do Brasil, exaltando suas conquistas, avanços e buscando gerar novos negócios, impacto e, também, apresentação de resultados.

Outro destaque na Finit é o Seed. Denominado de Demo Day Seed, as startups aceleradas poderão entrar em contato com empreendedores. Além disso, o evento contará com um conteúdo especial para o público de startups e investidores, além de uma apresentação de toda a história do programa.

BH também recebe expositores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT).  Realizada paralelamente à Finit, a SNCT visa aproximar a população de temas de ciência e tecnologia, promovendo atividades de divulgação científica por parte de instituições de ensino. O evento é gratuito com vagas limitadas.

O espaço do Expominas estará todo reservado para a FINIT, com cerca de 23 mil m² de evento, entre palcos, locais de palestras, área de negócios com salas de reunião, arena de games e espaço voltado para inovação. São esperados mais de 20 mil visitantes por dia, divididos entre os principais eventos da feira.

A Finit é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), trazendo pela primeira vez conceituados eventos nacionais e internacionais para a capital mineira. O objetivo da feira é reunir startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação, incentivando a troca de informações, soluções e oportunidades, bem como encontros e rodadas de negócio.

Posts relacionados