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Conheça os benefícios da castanha-de-caju para a saúde

Você sabia que a castanha-de-caju é um excelente alimento para a nossa saúde? Se a sua resposta foi não, acompanhe o texto de hoje até o final e conheça os benefícios da castanha-de-caju para a saúde.

Fruto do cajueiro e alimento muito comum na mesa dos brasileiros, principalmente na região nordeste, onde encontra-se a maior concentração de produtores, a castanha-de-caju é um poderoso aliado para quem deseja ter uma boa alimentação.

Além de ser muito utilizada em doces, bolos e outros petiscos gordurosos, essa oleaginosa estão longe de comprometer a sua alimentação. Ao contrário. A castanha- de- caju tem numerosos benefícios para o nosso organismo.

 

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O Ceará é o principal estado brasileiro produtor do fruto. (Reprodução: internet)

A castanha é uma semente com alto teor de lipídio quando consumida in natura, pertence ao grupo de oleaginosas que fornecem ao corpo humano gordura boa e ainda tem propriedades que auxiliam na prevenção e combate a diversas doenças.

Segundo a nutricionista esportiva Daniela Moraes, se consumida em quantidades ideais e da maneira correta, o produto tem importante papel em várias funções corporais. ” As gorduras boas exercem um papel muito importante e atuam na produção hormonal, na atividade intestinal, aumentam a sensação de saciedade e ainda colaboram para acelerar o metabolismo”, enfatiza a profissional.

Benefícios 

O vegetal é rico em gorduras monoinsaturada e poli-insaturadas que diminuem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o colesterol “bom”. O ácido graxo presente na castanha-de-caju é uma substância responsável por expulsar as moléculas de colesterol das artérias e ajudar a prevenir de derrames e infartos.

Assim como outras oleaginosas, o alimento contém zinco, um mineral que exerce uma série de funções importantes como: prevenir casos de anemia, proteção ao sistema cardiovascular, função antioxidante, equilíbrio, fortalecimento do sistema imunológico e crescimento e regeneração muscular são alguns dos benefícios.

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Muitas pessoas não sabem, mas a castanha-de-caju é a “semente” encontrada dentro da fruta caju. (Reprodução: internet)

O pequeno fruto ainda fornece outros nutrientes como o fósforo que ajuda na prevenção da osteoporose, o potássio que mantém o equilíbrio do ritmo dos batimentos cardíacos e o magnésio que é essencial para manter o nosso corpo em atividade.

Outro importante nutriente encontrado nessa oleaginosa é a arginina, um aminoácido bastante conhecido de atletas, praticantes de atividades físicas e frequentadores de academia.

Como é precursora da síntese de óxido nítrico (um gás com efeito vasodilatador) , a arginina promove um aumento do fluxo de sangue para os músculos – efeito que se traduz em melhor desempenho durante o treino e maior capacidade de recuperação após a atividade física.

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” A castanha-de-caju é uma excelente fonte de energia e uma opção rápida e prática de lanche”, afirma a nutricionista esportiva Daniela Moraes. (Reprodução: arquivo pessoal)

Castanha-de-caju nas refeições

Já conhecemos alguns dos benefícios da castanha de caju para a saúde, certo? Pois bem, mesmo sabendo de tudo isso muitas pessoas têm dificuldade de colocá-la nas refeições, mas fique calmo que vamos te dar algumas dicas.

Você pode colocar o ingrediente em iogurtes, saladas, sanduíches, lanches e sobremesas. A vantagem é que o alimento cresce durante todo o ano e é fácil de encontrar nos mercados. Além do delicioso sabor, o fruto ajuda no processo de emagrecimento.

Cuidados

A indústria alimentícia costuma adicionar sal a castanha-de-caju ao vendê-la. O sódio traz sérios danos a saúde e por isso é preciso ficar atendo para comprar o produto sem nenhum tipo de adição de conservantes.

Ou fator importante é a quantidade a ser consumida. A porção recomendada para o dia a dia não deve ultrapassar as 30 gramas (seis unidades) para não aumentar demais o consumo de gorduras e calorias.

A  dieta alimentar de cada pessoa é única e precisa respeitar as necessidades fisiológicas e as metas de cada indivíduo conforme orienta a nutricionista. ” A prescrição nutricional é individual e feita sempre respeitando os objetivos a serem alcançados. Deve ser realizada por um profissional de saúde especializado. Neste caso, um nutricionista. Ele é a pessoa capacitada para elaborar um plano alimentar com as estratégias específicas para cada um, destaca Daniela.

 

 

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