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Cuidados com a alimentação no verão

Frutas, verduras e vegetais são ótimos aliados para encarar as temperaturas mais altas do ano

Comer um belo fondue, de frutas com chocolate ou de carnes com queijo, parece uma ideia bastante comum e tentadora para o inverno, não é mesmo? Mas imagine-se no verão brasileiro frente a uma tigela fervente com comidas muito calóricas? É provável que você tenha sentido calor só de ler isso e tenha até mesmo pensado naquele copo de suco natural de laranja. Isso acontece porque é fundamental adequarmos nossa alimentação às condições climáticas, às estações do ano.

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Daniela Moraes é nutricionista graduada pelo Centro Universitário UNA. Pós-graduada em nutrição esportiva e graduanda em Pós-Nutriendocrinologista no Drº Lair Ribeiro.

A regra nas declarações dos meteorologistas nos noticiários para 2017 é que seja um verão chuvoso e com temperaturas mais amenas, quando comparadas às do ano passado. Ainda assim, não se pode esquecer que, mesmo mais brando, trata-se de uma estação que faz as temperaturas baterem os 30 °C facilmente na maioria dos estados. Alimentar-se corretamente pode ajudar a passar com mais saúde pelo período de calor. A nutricionista esportiva Daniela Moraes afirma que a ingestão de alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o metabolismo, fazendo com que as pessoas fiquem mais sonolentas e improdutivas. “Com o verão o nosso metabolismo aumenta. Isso acontece porque a temperatura corporal se eleva.  Por isso, precisamos nos hidratar mais e optar por fazer refeições saudáveis e leves. Por exemplo, comer frutas, verduras, carnes magras e sem gorduras ”, completa. Então, é melhor pensar duas vezes antes de marcar aquela feijoada às sextas-feiras no intervalo do trabalho.

Tão importante quanto adequar a alimentação às novas temperaturas da estação é a ingestão sistemática de líquidos, como sucos naturais e, preferencialmente, água. “Ingerir água é muito importante para a nossa saúde. É a nossa principal fonte de hidratação e por isso precisamos ter o hábito de nos hidratarmos muito bem diariamente. A quantidade de água que deve ser ingerida é muito pessoal e depende de cada pessoa, mas geralmente  no verão aconselho aumentar o consumo de líquido “, orienta a nutricionista. Além da desidratação, a falta de água no organismo também pode gerar fadiga, dor de cabeça, tontura e agravamento dos quadros de doenças preexistentes.

Os cuidados com a hidratação podem adquirir contornos coloridos e saborosos. E as frutas são fundamentais nesse processo. A oferta de água pode ser satifesita com frutas como a laranja, melancia, maçã, pera e ameixa. Em relação à proteção, destacam-se as ricas em vitamina C e betacaroteno como mamão, manga, melão, laranja e goiaba. E vegetais como cenoura (que ajuda a manter o bronzeado), brócolis, couve e tomate. Já as ervilhas são fontes naturais de luteína e zeaxantina, que agem como filtro para os raios ultravioletas, associados a cuidados específicos para a pele.

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Brócolis

A mistura de alguns ingredientes fazem surgir sucos deliciosos, como limão com couve, laranja com cenoura, abacaxi com hortelã e água de coco com amora e morango. Além disso, verduras e legumes devem sempre estar presentes na mesa. “Aconselho sempre no verão a evitar as comidas ‘pesadas’. Devemos priorizar a ingestão de saladas, frutas e vegetais. Eles são mais leves e de fácil digestão. Quando fazemos uma refeição com alimentos ‘pesados’ acontece um aumento no fluxo sanguíneo no estômago para fazer a digestão e isso faz com que tenhamos mais sonolência após as refeições”, exemplifica Moraes.

Por isso a ideia de comer um fondue, quente e calórico, parece não ser a melhor ideia para dias de verão. É uma ação natural do corpo. Deve-se respeitar os limites do organismo e não forçar o metabolismo. Usar o bom senso, buscando informações para manter a alimentação saudável. Corpo sano, mente sana.

Aliados

A água saborizada é uma excelente opção para auxiliar na hidratação ao longo do dia, principalmente para quem tem dificuldade de beber água.  Refrescante, sem contraindicação, com baixo custo e de fácil preparo, a bebida pode ser preparada com hortelã, rodelas de laranja e limão, pedaços de morango, fatias de abacaxi, pepino e até gengibre.

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Foto: Amando Cozinhar

Segundo Daniela, outro aliado poderoso para hidratar nosso corpo nesse período de altas temperaturas é a água de coco. “A bebida é o principal líquido do verão para a hidratação porque é rica em eletrólitos (sais mineirais). É um isotônico natural e a melhor fonte de hidratação que temos. Seu consumo é liberado e pode ser ingerido todos os dias. Porém, a água de coco deve ser evitada por  quem deseja perder peso já que contém carboidratos”, aconselha .

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