Política 

Afinal, o que faz um vereador?

A poucos dias das eleições municipais, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o trabalho de alguns políticos. Pois bem: o Ahtitude esclarece agora quais são as funções do vereador.

O vereador tem muito trabalho dentro da Câmara de Vereadores. Ele tem o papel de criar, discutir e votar projetos que serão transformados em leis municipais, avaliar os orçamentos e gastos, aprovar os gastos públicos e fiscalizar as ações da prefeitura do município. Além disso, ele deve acompanhar o andamento das obras públicas e dos serviços oferecidos à população, garantindo que a leis da cidade sejam respeitadas.

O parlamentar pode, por exemplo, sugerir e cobrar do Executivo a execução de projetos de melhorias para os bairros por meio de indicações de ações que são enviadas a prefeitura. Mas não pode, por exemplo, prometer escolas, ruas asfaltadas ou qualquer outra coisa que dependa de aprovação dos outros vereadores e do prefeito, além de ser responsabilidade do Executivo. É muito importante que a população conheça as atribuições do vereador e que acompanhe bem de perto se elas estão sendo realizadas corretamente.

É essencial que os cidadãos participem das discussões para a aprovação de projetos de leis que irão interferir no cotidiano de todos. Não acompanhar o trabalho do vereador é desconhecer direitos e deveres que vão guiar a vida da população. Por isso, é necessário que haja uma relação muito próxima e de diálogo entre o vereador e a população, não somente em época de campanha eleitoral.

Posts relacionados