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7 alimentos que ajudam a combater o estresse

Você sabia que bons hábitos alimentares podem lhe ajudar a combater o estresse? Em meio ao ritmo de vida acelerado por conta da rotina multitarefada com trabalho, estudos, tarefas domésticas e cuidados com a família, a salvação para diminuir todas essas pressões pode estar em uma alimentação bem equilibrada. Ficou curioso? Fique comigo até o final do texto e conheça os segredos de 7 alimentos que ajudam a combater o estresse.

Segundo dados da pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo. Mais de 70% da população sofre com a doença.

O alto nível de estresse pode estar relacionado a problemas profissionais, dificuldades financeiras, crises emocionais, entre outros fatores. Independente que qual seja a motivação, a verdade é que uma vida estressante pode ser tornar um trampolim para o desenvolvimento de outras sérias doenças como a depressão, obesidade, anorexia, entre outras.

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Os altos níveis de estresse causam diversos problemas para a saúde. A alimentação desempenha um papel importante como auxiliar no combate à ansiedade do dia a dia. (Reprodução: internet)

ALERTA

O dado é preocupante é alguns gatilhos rotineiros podem agravar ainda mas a situação. Como por exemplo: uma rotina excessivamente agitada, a falta de atividades físicas e a má alimentação. Esta última, ganha destaque devida a sua grande importância para a manutenção e o bem-estar da nossa saúde.

Por isso, separamos pra você uma lista com dicas dos 7 alimentos que ajudam a combater o estresse. Uma maneira de aliviar a ansiedade e o estresse diário é adequar os nossos hábitos na hora de comer. Por este motivo, a atenção devida para o que colocamos no prato.

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Ter uma boa alimentação é uma das melhores estratégias para se combater o estresse de uma vida super agitada. (Reprodução: internet)

Mas, nem sempre é fácil conseguir alimentar-se tão bem diante de tantas tentações gastronômicas e o tempo corrido. É um processo lento de mudanças, porém totalmente possível. Então, como fazer? Vamos te contar!

DICA COM OS 7 ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE

O primeiro passo é procurar a orientação de um profissional capacitado. Neste caso, um nutricionista. Ressaltamos que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes e que isso faz com que seja importante ter um acompanhamento.

A partir disso, organize-se para preparar os seus lanches em casa e levá-los contigo para onde for. Fica menos difícil evitar comer mal quando temos em mãos os alimentos já preparados e fáceis de pegar.

A lista com os 7 alimentos que ajudam a combater o estresse tem muita coisa que é de fácil armazenamento e conservação. Confira abaixo:

1- Salmão

Peixes como salmão e atum apresentam uma vantagem em relação a outras carnes magras como a de frango ou de peru, pois ela é rica em ômega 3. O nutriente tem muitos benefícios importantes, entre eles a capacidade de melhorar o controle das emoções e do humor, reduzindo o nível de estresse no organismo.

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Comer salmão regularmente pode ajudar a te proteger contra doenças cardíacas, pois ele aumenta os níveis do ômega 3 no sangue.
(Reprodução: Shutterstock)

2 – Brócolis

O brócolis é um ótimo alimento e uma das suas funções mais importantes dele é s prevenção de alguns tipos de câncer. Mas, neste caso, o alimento ajuda a controlar o estresse, uma vez que auxilia na regulação da pressão sanguínea e suas propriedades anti-inflamatórias ajudam no relaxamento dos músculo e do coração.

3- Maracujá

Considerado um calmante natural, o maracujá atua no controle da pressão arterial. Além disso, a fruta é rica em alcalóide e flavonóides, nutrientes que atuam em prol do sistema nervoso. As propriedades dele acalmam o sistema nervoso central e agem como tranquilizantes e relaxantes musculares naturais.

4- Chocolate

Chocolate não é proibido para quem deseja reduzir os níveis de estresse, mas só vale comer o tipo amargo, com pelo menos 70% cacau. O seu potencial benéfico está no fato de esse doce ser antioxidante, nivelar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea. Mesmo assim, a moderação é a chave.

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O ideal é consumir em pequena quantidade uma vez por semana. (Reprodução: internet)

5- Banana

Assim como as leguminosas, a banana é rica em triptofano, que ajuda na sensação de bem-estar, mas não é só isso. Ela também possui um tipo de proteína que é convertida em serotonina, no corpo, além de vitaminas do completo B e outros nutrientes, como o potássio e magnésio. A fruta diminui a ansiedade, estresse e ajuda a ter um sono tranquilo.

6- Laticínios

Eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial.

Suas propriedades são parecidas com as dos alimentos já citados: triptofano, proteína magra, vitamina do complexo B, cálcio, aminoácidos e vitaminas essenciais.

7- Castanha-do-pará, nozes e amêndoas (Oleoaginosas)

Elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também são fonte de energia. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.

Cuide-se, coma de maneira saudável, pratique atividades físicas e com certeza terá uma vida menos estressante. ; )

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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